Olá relativistas!



A paralisia do sono

Este é um tema que acho muito interessante, pois já aconteceu comigo e creio que deve acontecer com muitas pessoas (que inclusive não sabem pelo que acabaram de passar.)

Bom, vou começar pelos sintomas e depois vou para as explicações desse fato assustador.

O que é? 

Você chega em sua casa cansado, vai deitar pra dormir e tirar aquela boa soneca e então pega no sono. Algumas horas, ou minutos depois, você tem a sensação de ter acabado de acordar (ou de não ter dormido) e consegue abrir os olhos (ou não) mas o importante é que você tem a plena certeza de estar acordado.

E aí que vem o problema, na verdade você está nesse momento em uma paralisia do sono, você crê estar acordado mas o seu cérebro ainda está em um "estado de dormência", e apesar de estar consciente da realidade você está mais ou menos como um gato de schrodinger, mas nesse caso você não está nem acordado nem dormindo, está em um estado "fluido" entre os dois, está imerso na paralisia do sono.

O que acontece? Bom, você simplesmente nota que não consegue mover o seu corpo, seus braços não obedecem os comandos e nem ao menos sua voz e na primeira vez que isso acontece é TOTALMENTE ASSUSTADOR. O susto é tão grande que a sua primeira reação será a de gritar, mas sua voz também não funciona! Basicamente o seu corpo está dormindo enquanto você tem a plena consciência de estar acordado.

Como se não bastasse e pra piorar um pouco mais a situação, por estar nesse "estado de dormência", os seus sonhos se misturam com a realidade, e aí que vem uma das piores sensações que qualquer pessoa que já teve paralisia do sono já passou na vida, alucinações.

Infelizmente não são alucinações boas ou leves, são as alucinações mais pesadas e assustadoras possíveis (e até mesmo eu gostaria de entender porque não podemos ter simplesmente alucinações com algo bonito e carinhoso).


Pra deixar bem claro, vou contar sobre as duas paralisias do sono que tive este ano (e espero não ter nunca mais).



-------------------------------
1̣°  Alucinação

Como qualquer dia normal, cheguei em casa, dormi tranquilamente e acordei no que parecia ser o meio da madrugada, entre umas 2~3 horas ou mais. Abri os olhos e olhei ao redor, mas sempre ficou a dúvida na minha cabeça "será que eu realmente estava de olhos abertos, ou simplesmente achava que estava e minha mente que criou essas sensações?"

Então naturalmente tentei me mover, não conseguia, tentei mover as pernas e os braços com força e eles simplesmente não respondiam,  como moro sozinho não adiantava gritar ou chamar por alguém, fiquei simplesmente parado esperando passar essa sensação terrível, mas aí a alucinação aconteceu.
Consegui mover momentaneamente a cabeça para a direita, estava dormindo na ponta esquerda da cama, e ao olhar pra direita vi uma figura sem rosto, sem expressão, era simplesmente uma espécie de "vulto" totalmente escurecido, com exceção do que parecia ser uma boca no meio da "cabeça" dessa sombra.

Acontece que essa boca se abria na minha direção, e eu fechei os olhos na esperança de tirar a imagem da minha cabeça, então comecei a sentir minhas energias sendo sugadas na direção da criatura e minha respiração foi ficando fraca, como se eu estivesse sendo impedido de respirar por algum motivo. Fui me sentindo cada vez mais fraco até que como um baque levantei de vez com uma falta de ar absurda e ofegante, a "criatura" havia desaparecido e com o susto fiquei suando frio por mais uma hora ou duas até conseguir voltar a dormir.

Depois desse momento me obriguei a pesquisar sobre essas sensações e acabei descobrindo sobre a paralisia do sono e passei a "entender" um pouco mais e me sentir menos louco, já que diversas pessoas passam por isso (não exatamente com o mesmo sonho).

PS : A figura que vi era mais ou menos como essa do grito haha
Resultado de imagem para o grito original
-------------------------------
2° Alucinação

Bom, essa eu realmente nem sei como descrever porque não parecia nem de longe que eu estava sonhando. A todo momento acreditava estar acordado e começou da seguinte forma.

Tinha tido um longo dia e fui dormir assim que cheguei em casa, umas 21h. Não sei exatamente que horas aconteceu, mas lembro que nesse dia decidi dormir de bruços o que não é muito comum que eu faça pois detesto essa posição.
Então, depois de um pequeno cochilo, acreditei ter acordado novamente e estava em plena consciência do ambiente e das sensações, mas aí aconteceu. Ouvi um som, um som totalmente nítido de alguém caminhando pela casa, os passos iam em direção ao meu quarto e eu estava simplesmente paralisado de medo, tudo que eu pensava era "Se houver realmente alguém aqui o que eu posso fazer? é melhor fingir que estou dormindo do que acordar de vez e ele me machucar de alguma forma" e esse medo se apossava de mim a cada passo e eu continuei sem mexer um único dedo.
Quando ele entrou no quarto, estava tão claro que havia alguém de verdade lá dentro, que podia ouvir inclusive o som do tecido da sua roupa enquanto ele caminhava e isso por algum motivo ficou na minha memória.
Então ele simplesmente subiu na cama e eu pude sentir a cama afundar, pegou os meus braços e colocou dobrados em X por cima do meu tronco, depois começou a me enforcar com toda força que tinha e por algum motivo eu não abria os olhos pra nada, fiquei o tempo todo imóvel, sentindo a sensação de ser enforcado e sofrendo com esta sensação, ele apertava cada vez mais forte e eu simplesmente não conseguia reagir, até que acordei, novamente sufocado e com a cabeça por cima do braço direito, enquanto minha mão esquerda segurava o meu pulso do braço direito.
Mas acontece que na verdade eu pensei ter acordado, ainda estava "sonhando" (lembrando que este é o sonho mais real possível pois parece que você sente tudo o que acontece nele). E nesse segundo sonho, não sei bem o porque, mas parece que eu havia voltado um pouco no tempo antes de ele entrar na casa, e eu podia ouvir ele serrando uma das madeiras do telhado pra poder entrar, e o  sonho prosseguiu assim por um tempo até acabar, com ele serrando o telhado e eu assustado sem poder me mover nem fazer nada.
-------------------------


Pra quem quiser ter uma ideia melhor do que é a paralisia do sono e se realmente acontece ou se inventei, fui dar uma pesquisada e achei vários vídeos no youtube, esse aqui foi um dos que mais gostei pois está bem explicado e é curto.
Créditos ao canal do Nerdologia pelo ótimo trabalho

Espero que vocês tenham gostado e se leram até aqui, digam o que acharam nos comentários e conte-nos sua experiência, se já teve uma paralisia do sono tão forte quanto ou mais forte do que essas  e como se sentiu,
É isso aí,
Um abraço, até a próxima!

Deixe um comentário

Comente aqui o que achou do assunto/história, seu comentário é bem vindo.